Páginas

terça-feira, 12 de outubro de 2010

uso exclusivo de fraldas de pano

Depois que demos nosso depoimento lá no blog da FraldaBonita (pra quem não leu, ver aqui) sobre o uso exclusivo de fralda de pano, algumas mães interessadas me escreveram pedindo mais dicas.
Então vou detalhar um pouquinho mais aqui sobre nossa experiência, pra tentar esclarecer sobre as principais dúvidas e desmistificar um pouco.
Lembrando sempre, porém, que cada família é única e tem seus próprios arranjos e rotinas, então essa é a nossa experiência, que funcionou bem para nós, ok?

Mas espero sinceramente que isso ajude a animar outras mães, porque a experiência foi muito positiva pra nós. Inaê está completando 8 meses sem nunca ter usado uma única fralda descartável! (e provavelmente nunca vai usar mesmo)

Seguem comentários sobre as dúvidas mais frequentes que tenho recebido.

1 - QUANTIDADES E TAMANHOS:

Inicialmente, só pra entender como era, comprei 2 fraldas do tipo tradicional (tipo "pocket", ou seja, com um bolso interno pra colocar o recheio, ou absorvente).

Daí conversei por telefone com a Bettina pra pegar mais dicas. Acho que na época ela mesma não botou fé que eu ia usar APENAS fralda de pano e recomendou eu comprar poucas pra ver como era. Mas eu já tinha esta disposição grande e inclusive já fazia mais de 1 ano que eu era adepta dos absorventes femininos de pano (da marca Modser, feita por duas meninas aqui da UnB).

Aí eu fiz a encomenda de mais 5 fraldas, sendo uma do tipo "plus" (que pode ajustar pra ficar pequena ou grande).
Ou seja começamos com 7 fraldas (sendo 5 tamanho P e 2 RN).

Foi uma boa coisa ter comprado RN, pois minha filhinha nasceu miudinha, então usei estas RN um tempão. Pra vcs terem uma ideia, até hj ela usa algumas das P!!!
Mas realmente o melhor é ter mais P, pois se o filhote nascer grandão pode acabar perdendo logo se for tudo RN.

Recomendo às mães só comprarem o resto depois de sacarem bem como é a dinâmica do bebê, e também visando mais conforto e menos trabalho pra família.

Por ex., aqui em casa, como eu disse lá no depoimento, com 12 a 14 estava dando legal (incluindo aí nesta conta 3 fraldas plásticas de colocar por cima do pano, parecidas com aquelas antigas tipo Calça-Enxuta, mas só que agora vem com botão de pressão... essas são bem baratinhas, tipo R$ 2,00).
Em geral o bebê usa umas 6 a 7 fraldas por dia, mas isso realmente vai variar, às vezes troca só o absorvente, às vezes pode dar azar e fazer cocô assim que acabou de trocar... haha... faz parte da diversão de ser mãe e pai!

Depois que autorizei o uso de 2 fotos da minha filha no projeto fotográfico da FraldaBonita, ganhei mais 6 fraldas (3 por cada foto). Com isso ficamos simplesmente com 20 fraldas, e aí relaxamos legal! (mas tem 2 que ela logo perdeu, pois eram um formato menor de P).

2 - LAVAGEM:

Durante o dia vamos jogando no molho com sabão de côco em pó, após uma esfregadinha ou escovada, e aí dá pra fazer só uma leva de enxague e centrifugação e varal, geralmente à noite (depois que ela dormiu).
No começo, quando tinha menos fraldas, fazíamos mais levas, mas agora uma só basta.

Aqui é quente e seco, então no dia seguinte até meio-dia já secou.
Na real, nem precisa fazer toda noite, com esta quantidade toda, inclusive teve dia que esquecemos e não teve assim tanto problema, pois tinha bastante fralda no dia seguinte.

Recomendo que se tenha uns 3 baldes, pra dar conta de fazer um de molho leve (só fraldas molhadas), outro de molho pesado (fraldas sujas), outro pra trocar o molho ou captar água do banho do bebê pra aproveitar. E a água suja pós-molho ainda pode ser usada pra dar descarga.

Ah, e agora que o modelo é de botão de pressão (os meus primeiros eram com velcro), dá pra lavar tranquilamente na máquina, se coincidir de ter leva de roupa do bebê, pois só uso sabãozinho de coco.
Mas é claro que vc vai lavar mais fralda do que roupinha, então é bom ter no mínimo 2 baldes.

De novo, meu conselho é: compre algumas, procure sacar o seu bebê, e aí sim veja quanto realmente precisa. Acho que se tiver umas 7 ou 8 já dá conta inicialmente.

Lembrei de mais uma coisa: Inaê nasceu em fevereiro, pleno calorão.
No começo, bem recém-nascida, só a enrolávamos com umas fraldas bem amaciadas que tinham sido minhas, tipo "gandhi", sem nem colocar fita crepe.
Isso bastava, pois no começo o RN só de peito faz pouco cocô, na real nossa bebezinha ficava de 5 a 8 dias sem evacuar (completamente NORMAL pra recém-nascido, embora nem todos saibam, e já saiam por aí apelando pra supositórios e outros procedimentos totalmente invasivos, um horror!).
Aí aos poucos, no tempo normal, ela foi regulando o intestinozinho, e nós pudemos ter calma pra entender a necessidade da real quantidade de fraldinhas sem o desespero de comprar logo um monte.
E sempre que precisei, fazendo a encomenda com a FraldaBonita, chegou em no máximo uma semana.

3 - ABSORVENTES:

Nossas fraldas, dos tipos "tradicional pocket" e "plus", têm um bolso interno (o tal pocket) onde se pode colocar o absorvente, que nada mais é que um pano quadrado, que se dobra ao meio pra ficar retangular e comprido.

Aqui em casa nós NUNCA colocamos neste bolso, a gente coloca o absorvente de pano direto em contato com a pele da Inaê, inclusive às vezes só é necessário trocar o absorvente.
Mas em geral, molha a fraldinha também - como eu disse no depoimento, fralda de pano tem que trocar mais vezes - o que eu no fundo prefiro, pois assim garanto que minha bebê estará realmente seca e limpinha.

A FraldaBonita tem vários tipos de absorvente.
Quando fiz minha primeira encomenda, pedi um de cada um pra entender. O que eu mais gosto é um tipo de malhinha de algodão, acho que chama "básico plus".
Eu comprei mais destes depois. Os outros (enxuto, noturno etc.) eu só uso à noite mesmo, pois minha filha dorme a noite inteira e eu não troco fralda no meio da noite, então coloco dois (um grosso e um fino) porque ela dorme em média 12 horas seguidas.

Agora tem uma coisa que nem cheguei a comentar no depoimento: nós fizemos nossos próprios absorventes com fralda de pano! A melhor fralda que encontrei pra fazer isso foi a da marca "Cremer Super-Luxo". Aí pegamos a fralda e cortamos ao meio, e ficou do tamanho certo pra dobrar e ficar de comprido dentro da FraldaBonita. Numa caixa de fralda Cremer vem 5 fraldas, ou seja, cortando temos 10 absorventes! Mas tem que lavar umas 3 a 4 vezes antes, pra amaciar bem.
Estes são os nossos preferidos, até porque eles secam em pouquíssimo tempo.
Nem lembro quantos absorventes da FraldaBonita tenho, mas não são muitos, porque na real o que usamos mesmo são os de fralda de pano tradicional.

4 - MAIS CURIOSIDADES:

Mais duas coisinhas pra ver se anima ainda mais:

* nem sabemos o que é assadura e nossa filhota NUNCA usou estas pomadas, do tipo hipoglós. Só passamos óleozinho vegetal (de côco) nela, após a limpeza com algodão e água.
É claro que, de novo, nunca pode deixar ficar muito tempo sem trocar.
Já rolou de ter ocasiões que não deu pra trocar quando devia, aí ela ficou vermelhinha. Mas nunca chegou a ser assadura: limpando bem com água e passando oleozinho, na próxima troca já não tem vermelhinho.

* a Inaê começou a comer há cerca de 1 mês e meio, então o cocozinho ficou mais duro.
Aí começou a rolar uma coisa curiosíssima e inesperada: nossa vida ficou mais fácil!
Em geral, ela só começa a dar sinal de que quer fazer cocô quando eu tiro a fralda, aí deixo um pouco ela de bundinha de fora no trocador, forrado com papel higiênico embaixo, e ela faz! Ou seja, até agora praticamente não precisamos mais lavar fralda de cocô! (e nas poucas vezes em que rolou, como está mais duro, fica bem mais fácil de retirar o excesso no banheiro, resta quase nada na fralda de pano em si).
Não é incrível? Parece que ela está com mais consciência e até prefere ficar sem fralda pra fazer, agora tem até uns horários mais ou menos certos, tipo logo de manhã, depois da mamada ao acordar, e depois das comidinhas.
Gente, fiquei tão entusiasmada! Vejam bem, ela com apenas 7 meses e já fazendo claramente a associação entre as coisas! E não foi nada que eu tô forçando, é que está rolando naturalmente esta história! ;) ;) ;)
Só não vamos arrumar um peniquinho ainda porque aí seria meio forçar a barrar dela... mas logo vai chegar a hora certa, e aí acho que o desfralde vai ser mais fácil que imaginei... A conferir.

Enfim, são minhas dicas e comentários sobre o uso exclusivo da fralda de pano!
Melhor pra pele dos bebês, pra consciência corporal deles, pro planeta... ou seja, só vantagens, na nossa opinião!

2 comentários:

  1. Gabriela!!!!
    Ame seu depoimento! Com o Gabriel (2 anos e quase 4 meses), eu bem tive vontade de ficar só nas fraldas de pano, comprei uma fralda bonita pra ver como era, mas não dei procedimento. Quando ele era pequeno, cehgou a usar fralda de pano 1 ou 2 vezes por dias, mas depois eu larguei de mão... pena...
    Mas agora, eu já estava com vontade de novo e conversando com vc e oura mãe de manhã lá no encontro e lendo o seu depoimento, estou realmente animada!!! Vou entrar no site de Bettina de novo e conversar com maridão. Quem sabe dessa vez vai? ;)
    Vamos nos comunicar mais?!¹ Visite meus blogs também:
    minhacasaminhaalma.blogspot.com e
    violinosuzukiemcasa.blogspot.com
    Um bj grande e até o nosso próximo encontro (virtual ou em pessoa mesmo!)
    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Gabi querida, as fraldas de pano estão a todo vapor aqui em casa também. Agora Iara está com as pernas mais gordinhas e os vazamentos acabaram-hehe. Só uma dúvida: pq vc prefere colocar a fralda direto em contato com a pele ao invés de dentro do pocket???Eu fazia isso, mas ai me disseram que o pocket serve exatamente para a criança ficar mais sequinha, já que o pano é especifico para isso...
    bjs devorando seu blog-rs
    Fabi

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...