Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

o enterro da incrível placenta no santuário dos pajés

Por 9 meses, a incrível placenta nutriu Inaê na barriga...


No parto, como mamíferos que somos, fizemos questão de comer um pedacinho dela com molho shoyu (sashimi de fígado... delícia!).

A força e o sangue da poderosa placenta circulando pra renovar as energias após o enorme esforço físico do parto... Claro, não foi só isso, mas estou convencida que a placenta ajudou na rápida recuperação e no curto período de sangramento.

O resto da admirável placenta foi pro freezer aguardar a jornada até o seio da terra, pra continuar seu ciclo de nutrição da vida.














O que me lembra de uma charge da Hathor, a Deusa-Vaca (uma super-heroína das causas mamíferas), só que no caso dela foram só 3 meses e meio. Já a placenta da Inaê aguardou congelada mais de 7 meses: um recorde!














O lugar já estava escolhido: o Santuário dos Pajés, terra indígena sagrada na única área preservada de cerrado no coração do Plano Piloto de Brasília.


No encontro interreligioso lá realizado em 18 de setembro de 2010, a gente combinou com o Pajé Santxiê Tapuya e, no dia 9 de outubro, a placenta finalmente chegou ao Santuário.

O Pajé Santxiê, guardião do cerrado e profundo conhecedor da nossa imensa biodiversidade e do verdadeiro herbário fitoterápico natural que é o cerrado, escolheu três mudas em seu belo viveiro: uma moringa, um ipê e uma africana que eu não guardei o nome.

Ah, o tio Diego acompanhou a gente na visita ao Santuário para o ritual do enterro da placenta! (vídeo abaixo)


Depois a gente curtiu uma rede (afinal, caiu na rede, é Inaê), conversou com cães e gatos da comunidade Tapuia/Fulni-ô do Bananal, e almoçou com o pessoal lá do Santuário.


A placenta enfim completou sua viagem, e o Santuário não se move... Awiri!

4 comentários:

  1. Amiga, que ritual lindo e que fim mais digno pra poderosa placenta que nutre nossas crianças por tanto tempo, não só com alimento mas também com o amor do nosso corpo!
    Adorei! Salve placenta!
    Bjão em vcs!

    ResponderExcluir
  2. Ah que lindo, que experiências dignificantes vive Inaê.

    Muito fã de vocês

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Lindo! Lugar de placenta é onde a mãe quiser! E que lindo lugar essa mãe escolheu! ;)

    ResponderExcluir
  4. A placenta da minha bebe também está congelada esperando o dia do ritual de planta-la.
    Moramos no RS e agora está muito frio para plantar a mudinha. ❤️

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...