Por 9 meses, a incrível placenta nutriu Inaê na barriga...
No parto, como mamíferos que somos, fizemos questão de comer um pedacinho dela com molho shoyu (sashimi de fígado... delícia!).
A força e o sangue da poderosa placenta circulando pra renovar as energias após o enorme esforço físico do parto... Claro, não foi só isso, mas estou convencida que a placenta ajudou na rápida recuperação e no curto período de sangramento.
O resto da admirável placenta foi pro freezer aguardar a jornada até o seio da terra, pra continuar seu ciclo de nutrição da vida.
O que me lembra de uma charge da Hathor, a Deusa-Vaca (uma super-heroína das causas mamíferas), só que no caso dela foram só 3 meses e meio. Já a placenta da Inaê aguardou congelada mais de 7 meses: um recorde!
O lugar já estava escolhido: o Santuário dos Pajés, terra indígena sagrada na única área preservada de cerrado no coração do Plano Piloto de Brasília.
No encontro interreligioso lá realizado em 18 de setembro de 2010, a gente combinou com o Pajé Santxiê Tapuya e, no dia 9 de outubro, a placenta finalmente chegou ao Santuário.
O Pajé Santxiê, guardião do cerrado e profundo conhecedor da nossa imensa biodiversidade e do verdadeiro herbário fitoterápico natural que é o cerrado, escolheu três mudas em seu belo viveiro: uma moringa, um ipê e uma africana que eu não guardei o nome.
Ah, o tio Diego acompanhou a gente na visita ao Santuário para o ritual do enterro da placenta! (vídeo abaixo)
Depois a gente curtiu uma rede (afinal, caiu na rede, é Inaê), conversou com cães e gatos da comunidade Tapuia/Fulni-ô do Bananal, e almoçou com o pessoal lá do Santuário.
A placenta enfim completou sua viagem, e o Santuário não se move... Awiri!
Amiga, que ritual lindo e que fim mais digno pra poderosa placenta que nutre nossas crianças por tanto tempo, não só com alimento mas também com o amor do nosso corpo!
ResponderExcluirAdorei! Salve placenta!
Bjão em vcs!
Ah que lindo, que experiências dignificantes vive Inaê.
ResponderExcluirMuito fã de vocês
Lindo! Lindo! Lugar de placenta é onde a mãe quiser! E que lindo lugar essa mãe escolheu! ;)
ResponderExcluirA placenta da minha bebe também está congelada esperando o dia do ritual de planta-la.
ResponderExcluirMoramos no RS e agora está muito frio para plantar a mudinha. ❤️