Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

14 meses de vida sem fralda descartável

Pois é, gente, chegamos até aqui, mais de 1 ano usando só fralda de pano, nem uma única fralda descartável, nenhum mistério, afinal não foram assim que fizeram nossos pais, avós, bisavós etc?

Só que agora tá ainda mais fácil, aliás quando a Inaê nasceu nossas fraldas (da FraldaBonita) tinham fecho de velcro, que com alguns meses precisamos trocar - a dinda Mari, ás da máquina de costura, que trocou. Mas as novas fraldas agora vêm com botão de pressão. Com isso, dá pra lavar mais tranquilamente na máquina de lavar, pois não estraga como o velcro (e agora que a gente tem uma máquina de lavar nova, então...). Só algumas precisam ficar no molho no balde, o resto pode ir direto pra máquina!


Hoje, mais de 1 ano depois e vários modelos de FraldaBonita, posso dizer que os que mais gosto são os tipo Tutti ou Windy, que tem vários botões de pressão na vertical, permitindo ajustar ao tamanho do bebê à medida que ele vai crescendo. Além disso, têm uma dobradinha na coxa que fica mais difícil vazar e o principal motivo: secam super-rápido! (mas tem que pedir com a cobertura sempre-seca, daquele tecido tipo soft).


Outra novidade legal é que desde fevereiro a Inaê começou na escolinha meio período e as educadoras se adaptaram totalmente, não teve problema. Eu já mando as mudinhas de fralda na bolsa "montadas" com o absorvente, e também um saco plástico para elas me enviarem de volta a roupinha suja. Tem dado 100% certo!

Fora isso, procuro deixar a Inaê sem nada sempre que posso. Ah, mas não corre o risco dela fazer xixi ou cocô no chão? Claro que sim! Nada que um papel higiênico e um paninho molhado não resolvam, e aí faz a higiene dela, normalmente (continuo usando apenas algodão, água e óleo de coco, nada de pomadas!)
Acho que é uma maravilhosa maneira de ela ir adquirindo percepção sobre o próprio corpo!
Aliás, cada vez mais compreendo que o lance da fralda descartável, ou de colocar fralda em geral, tem mais a ver com o conforto dos pais. Mas não necessariamente da criança, né?
Bom, pra quem se interessar, vale a pena a experiência: fralda de pano no dia a dia, e um tempo sem fralda sempre que puder!

A Família Nesguinha aprova e recomenda!

PS: vejam aqui nosso primeiro relato, quando a Inaê tinha uns 7 meses e estava começando a comer - hoje podemos dizer que depois que o bebê começa a comer comida, o cocô fica mais durinho e fica ainda MAIS fácil limpar a fraldinha de pano!

7 comentários:

  1. Gab, é muito estimulante ler uma experiência como a sua. Minha esposa está no sétimo mês de gravidez e estamos decididos a vestir o Lucas com fraldas de pano. Ela ainda não se convenceu a usar somente os modelos de pano, mas quem sabe ela não se convence quando a experiência começar?
    Felicidades e muita saúde para você e a gracinha da Inaê!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gab, minha companheira esta de 3 meses, e por consciencia optamos por fraldas de pano, gostaria de trocar e-mails para saber melhor sobre este e outros assuntos...Somos marinheiros de primeira viagem e queremos criar nosso filhot@ da maneira mais natural o possivel...Agradeço desde já e saude a vcs...!=]

    ResponderExcluir
  3. Oi Gab, também uso fralda de pano no meu bebe de 9 meses, porém para dormir uso descartável. Pode me contar como faz a noite?
    Desde já agradeço. Meu email: nani.selestrim@hotmail.com
    Beijos
    Nani

    ResponderExcluir
  4. Alô amigos, que bom que a partilha de nossas experiências familiares está sendo interessante pra vcs!

    Nani, de noite a gente coloca um recheio mais grosso (nao lembro bem os nomes na FB, acho que tem "noturno" e outros) por dentro do bolso, e por fora um recheio normal. E olha que ela dorme cedo (19h) e só vai acordar de vez lá pelas 7h. Às vezes até troco ao amanhecer, tipo 5h da manhã, mas na maioria das vezes é só quando acorda mesmo.
    Sim, é bastante tempo e fralda e recheios ficam bem "cheios", porém nunca isso a deixou com pele irritada e assada. Eu prefiro deixa-la dormir do que trocar, mas vc pode fazer o teste de trocar seu bebezinho dormindo tambem. Se a sua fralda tiver aquela cobertura sempre-seca que falei (atualmente todas as que uso têm), vc pode até trocar só o recheio de fora - é uma opção legal também, às vezes até faço isso.

    Beijos pra todos, e aos marinheiros de 1a viagem, não se preocupem, no fim tudo dá certo e toda família sempre arranja o próprio jeito de viver bem e ser feliz!

    Gabriela, mãe da Inaê

    ResponderExcluir
  5. gabi!!!
    adorei ler sobre sua experiência com as fraldas, faço tudo igual a vc, a maioria das minhas [que infelizmente ainda são pouquissimas] são fralda bonita plus e windy, laura tb fica sem fralda a maior parte do tempo [agora não pq está resfriada].. e tb costuro umas as vezes.. dá uma olhada no meu blog www.paasemsampa.blogspot.com
    beijo grande
    paloma

    ResponderExcluir
  6. Gab, meus parabéns!! Com Emília eu revezei nos primeiros meses, mas Margarida já entrou 100% nas fraldas de pano. O que me impressionou no seu relato é que você usou Fralda Bonita, e aqui ela nunca deu certo. É volumosa demais e não segura bem. Ganhei algumas mas não me adaptei. Uso as BumGenious, que acho excelentes!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lia, respondendo nos 2 blogs (aqui e no seu):
    a verdade é que as fraldas da FB variam muito, nesse 2 anos em que tive vários modelos, te digo que às vezes fazia um pedido com base em alguma fralda que eu tinha achado boa, e quando chegava não era exatamente igual! É um mistério, os modelos são irregulares! Até já comentei isso lá com eles, a Bettina é super-acessível e muito interessada em aperfeiçoar as fraldas, mas enfim... que são irregulares são, isso é fato: alguns vazam, outros não.
    Os 1os modelos (+ ou - na época que vc deve ter testado na Emília) vazavam mais, hj tenho umas que se ajustam perfeitamente.
    Eu falo que ela tem as "fraldas boas", essas eu separo pra mandar pra escola, sair etc., as outras são as que deixo pra usar em casa, ou situação que se vazar não vai ter problema.
    Mas quer saber, outras mães me contam que até fralda descartável vaza! hehehe...
    Ah, mais uma coisa: há alguns meses passei a usar calcinha ou cueca por cima da fralda, e aí fica perfeito, segura 100%!

    Pra quem se interessa em tentar fralda de pano, acho que o lance é testar o que se ajusta melhor pro corpinho de cada baby, pq varia.

    Valeu pela dica da outra marca, eu nem conhecia, pra ser sincera quando Inaê nasceu e eu procurei aqui no BR só encontrei FraldaBonita, mas legal ter outras referências.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...