Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

Relato de desmame aos 3 anos: nossa experiência de processo natural (com ajudinha)


Ainda no fim de 2012, tentei começar a escrever sobre nosso processo de desmame gradual, então em curso, mas não consegui. Só hoje entendo que foi porque não dava pra falar de algo que ainda não estava então totalmente concluído e que portanto mobilizava sentimentos contraditórios dentro de mim: de um lado, a vontade de não apressar processos que não estivessem prontos; de outro, a preocupação de não criar obstáculos e empecilhos pro avanço natural rumo às novas fases que sempre vêm...



Como sabem os leitores deste blog, quando Inaê era ainda um bebezinho, meu medo era provocar seu desmame abrupto ou precoce (ou pior: ambas as coisas juntas). Mas depois, já entrada na sua fase de conquista da autonomia, passei de outro lado a me preocupar em não deixar a amamentação se estender a perder de vista, atrapalhando o fechamento de um ciclo e o início de outros.

Pra nós, o jeito de equilibrar foi tentar ao máximo respeitar que a amamentação fosse finalizando da forma mais lenta e gradual possível.


Num país em que o período médio de aleitamento materno exclusivo é de espantosos 54 dias, conforme dados do próprio Ministério da Saúde (e se você se assustou, saiba que dez anos antes, esta média não passava de meros 23 dias!), e mesmo o período de aleitamento total fica aquém do recomendado pela OMS, é preciso tomar muito, mas muito cuidado com a diversidade de argumentos utilizados pra justificar como, quando e porque acontece um desmame total.



Falar de tempo também é complexo. Pra nós, o desmame total aconteceu em algum momento de março de 2013, quando ela já tinha completado 3 anos. Não posso dizer exatamente quando foi a última vez de todas, pois ela já vinha numa frequência escassa, inclusive alternando dias.



Continuo a acreditar no desmame natural, e que é possível respeitar ao máximo o tempo de cada criança, mas entendo também que nós mães somos o lado adulto desta relação bilateral e precisamos muitas vezes conduzir em uma ou outra situação justamente para que o processo continue a acontecer de modo natural e saudável. Então aí entram as "ajudinhas" de que falo, e que têm a ver com alguns dos pontos pra gente ficar ligada (não paranóica, apenas ligada) e tentar buscar o equilíbrio pro processo continuar saudavelmente.

Algumas reflexões sobre pontos que frequentemente nos geram dúvidas e inseguranças internas quando o processo ainda está em curso, pelo que observei da nossa experiência e do que acompanho por aí:



Frequência e duração das mamadas


Quando minha filha já estava perto de 3 anos e eu contava que ela mamava, a reação inevitável: “Mas ela AINDA mama?”. Só que não é bem assim. Uma criança de 3 anos já não mama como uma de 2 anos, que por sua vez não mama como uma de 1 ano, que tampouco mamará como um recém-nascido.

No caso dos últimos meses de amamentação da Inaê, além da frequência ter se reduzido a um único horário (um pouco antes de dormir), a duração era ínfima: nos últimos tempos, nunca chegava a 5 minutos, em geral no máximo uns 3, e pra falar a verdade, na maioria das vezes eram segundos!!!



Todos sabem aqui que defendo a livre demanda ampla e irrestrita pra recém-nascidos. É o texto mais acessado deste blog, e continuo pensando desta forma.


Mas poderia mais ou menos resumir assim (tomando MUITO cuidado com a interpretação rígida desta esquematização, pois de novo, pra alguns acontecerá antes, pra outros depois, e as transições de uma fase pra outra serão fluidas e cheias de idas e vindas):


- recém-nascidos = mamar quando e por quanto tempo demandar, inclusive períodos de sucção não-nutritiva. Mesmo sendo livre demanda, porém, com o tempo você já pode aplicar algumas daquelas dicas que depois farão diferença, como por ex., observar o bebê pra ir entendendo o momento de retirar a boquinha dele do seu mamilo, usando bem delicadamente o seu dedo - e assim vai ajudando-o a aprender a soltar sozinho o mamilo quando saciado.


- bebezinhos (até cerca de 1 ano) = continuar mamando livre, mas já dá pra ficar atenta ao fortalecimento de outras formas de vínculo com a mãe. Ainda nessa época se inicia a maravilhosa fase de experimentação dos alimentos, em que o leite materno continua a ser alimento principal, mas se estimularmos e nos permitirmos uma entrada tranquila nesta fase, o bebê vai se abrindo saudavelmente a novos sabores e experiências. Além disso, as mamadas já começam a ser reduzidas pelo próprio ritmo da vida de cada família, por uma série de razões, a começar pela volta ao trabalho da mãe, muito comum nesta fase.


- bebezões (mais de 1 ano, até cerca de 2) = aqui é preciso estar realmente sintonizada com o bebê, pra já começar a entender quando na verdade a demanda é por colo, atenção, carinho, xodó, e neste caso não precisa ser necessariamente na forma de mamar. Nesta fase, acho razoável começar a estabelecer algumas condições, tipo não mamar mais em determinada situação ou horário. Passar por este processo com uma criança que já começa a falar é extremamente diferente (e na minha opinião, mais fácil e gratificante) do que o desmame de um bebezinho (= menos de 1 ano).


- crianças de mais de 2 anos = é mais ou menos nessa época que se inicia outra maravilhosa fase, a da autonomia. Pra mim, nunca será precoce um desmame total a partir desta época ou mesmo pouco antes, porém ainda acho importante que não seja abrupto, estilo “a partir de amanhã não mama mais”. Acredito que a partir desta fase é perfeitamente possível, caso a redução das mamadas não vá ocorrendo naturalmente (como é mais provável), ir negociando limites gradativos, por ex. passar a não mamar mais fora de casa, ou coisas do tipo.



Eu, particularmente, não estabeleci nenhuma condição específica até cerca de 2 anos (ou até mais), porém desde bem mais cedo que isso, digamos que no mínimo a partir de 1 ano e meio, já procurava observar quando a demanda por mamar na verdade era demanda por minha atenção, por estarmos juntinhas, por um colinho - o que me leva ao ponto seguinte:

O fim da livre demanda (e da livre oferta!)



“Não negue, mas não ofereça”:

a Lia, do delicioso bloguinho “Saco de Farinha”, que recomendo super, disse uma vez que esta seria a regra de ouro do desmame natural.



Sem discordar dela, eu preferiria escrever de outra forma:

“Se não pedir, nem ofereça; mas, se pedir, certifique-se de que é MESMO mamar, ou se pode substituir por outras formas de atenção, afeto e vínculo”.



Falando assim, parece até fácil – ainda mais com minha relativa possibilidade de já falar disso à distância, tendo já concluído essa fase.


Mas nunca é fácil. É ambíguo, é delicado, é sutil. Exige, acima de tudo, uma imensa sintonia com a cria, pra saber identificar os sinais do que é sono, saudade, irritação etc.



E de entender que ao começar a introduzir a negativa à demanda em algumas situações ou horários poderá acarretar, ao menos nas primeiras vezes, algum tipo de protesto ou resmungo - isso também faz parte de crescer, de aprender a lidar com contrariedades e frustrações que vamos inevitavelmente encontrar na vida. E eis aqui um grande desafio, o de saber quando, ao se falar não, a criança e a mãe dão conta de estabelecer outras formas de relação que não passam por mamar.
Tem a ver também com o respeito à conquista da autonomia, ponto tão martelado pela querida Cláudia Rodrigues em suas reflexões inspiradas, como neste último texto aqui.



Mamar e dormir X mamar pra dormir



Pra muitas mães, o processo do desmame começa exatamente pelo desmame noturno, principalmente no caso de crianças que continuam acordando muitas vezes por noite e só voltam a dormir mamando. Reconheço a necessidade destas situações, pois se a mãe estiver exausta, sobretudo se já for retomando outras rotinas durante o dia, a própria relação de amamentar deixa de ser gostosa e bacana e passa a se tornar um peso por tantas noites mal-dormidas.



Esta não foi minha experiência, pois felizmente minha filha cedo começou a dormir períodos longos, longuíssimos, sem mamar.
Estou falando de períodos de pelo menos 8 horas, frequentemente 10 horas seguidas. Nestas condições, sinceramente nunca me incomodou atender uma chamada lá pelas 4 da manhã ou mais tarde de uma criança que tinha ido dormir às 8 da noite. Por isso acabei não introduzindo outras estratégias igualmente válidas e recomendáveis, como pedir ao pai pra atender a criança, ou usar outros recursos pra voltar a adormecer, como embalar, cantar etc.
No meu caso, por pura preguiça mesmo, ao longo do tempo em que eventualmente fui solicitada à noite, eu amamentava. E nem sei exatamente quando, mas este desmame noturno foi de fato completamente natural. Ela simplesmente parou de pedir, ou quando pedia (e ainda pede uma ou outra rara noite), era e é pra atender alguma necessidade de beber água ou fazer xixi, ou então só mesmo garantir que estamos presentes pra que possa readormecer.



Por outro lado, quando após os 2 anos fui gradualmente estabelecendo algumas condições, o momento de mamar foi se tornando algo cada vez mais íntimo, só de nós duas, e a opção natural pra nós foi reduzir as mamadas até chegar somente às duas pré-rotinas de dormir (antes da soneca da tarde e antes do sono noturno).

No fim de 2012, como ela já era muito condicionada ao seu relógio biológico de sono, passei a tentar fazer dormir sem mamar antes, fazendo dormir com carinho, massagem, ou simplesmente por ficar ali perto, mesmo fazendo outra coisa.



Porém, uma dica posso oferecer aqui: não acostumar a adormecer com a boca no peito. Deixar mamar antes de dormir tudo bem, mas tentar ao máximo evitar cair no sono mamando.
No nosso caso, ainda entre 1 e 2 anos a Inaê já foi acostumando, na mamada pré-sono, a mamar e largar o peito pra então se virar pra dormir. Não sei exatamente como conseguimos isso, talvez isso já comece lá atrás, naquele hábito do dedinho, pra ir delicadamente introduzindo a soltura ao saciar.




Deste finalzinho, quando mamar já era algo tão íntimo nosso, sequer tenho fotos pra ilustrar a postagem. Por isso, as fotos aqui são todas de nossas viagens a Porto Alegre (dezembro de 2012) e Chapada Diamantina (fevereiro de 2013), período em que minha grandona já estava em processo avançado de desmame.



O ponto final veio quando contamos pra ela que agora teria irmãozinho (sim, eu ainda amamentava - ainda que de modo relâmpago - já com outro na barriga, contribuindo assim pra derrubar outro mito comum).

Aos poucos fomos conversando, nestes nossos momentos íntimos pré-sono, como o novo bebezinho vai mamar muito e este leite agora já está sendo feito pra ele etc. etc. E por isso que não sei exatamente quando (pois eu sempre me preparo pra algum tipo de idas e vindas), mas sei que alguma noite de março ela decidiu que o leite da mamãe agora será do irmãozinho. Sem choro, sem stress.

Sua rotina pré-sono continua a envolver algum grau de presença da mãe (ou do pai ou da avó ou da professora), mas porque pra ela adormecer esta presença ainda é importante. Mas não mais mamar em si.

E desde então, ela nunca mais mamou!

12 comentários:

  1. Ah Gabi, que delícia de processo, de sintonia, de mergulho nas dúvidas, nas decisões. E não é porque concordamos, essas coisas não se imitam, as dicas que damos umas para as outras não podem e nem devem ser imitadas, o lance é esse aí que você pegou tão bem, observar, observar-se, questionar, questionar-se. Com o segundo flui com menos dúvidas, mas é igualmente um mundo novo, outro ser, outro momento, outra relação. Ai que feliz de te ler e saber notícias.

    Sempre esperando que um dia retornem para uma visita tão boa como a última.

    ResponderExcluir
  2. Danielle, como vai?

    Sou jornalista do portal UOL e estou escrevendo uma reportagem para o site Gravidez e Filhos sobre desmame e queria saber se pode me ajudar;

    Pois bem, preciso entrevistar uma mulher que passou "recentemente" pela questão do desmame para contar às leitoras como ela procedeu para a criança ir despegando do hábito sem traumas.

    Você poderia conversar comigo para saber como foi o processo com você?
    Podemos conversar por skype ou por e-mail mesmo, que tal? Poderíamos nos falar até sexta-feira pela manhã?

    Muito obrigada pela atenção.
    Maria Laura Albuquerque

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo! estou passando por isso. Tenho uma filha de 2 anos e meio q ainda mama praticamente só para dormir, mas eu acho que eu ainda nao estou pronta para o desmame. Eu trabalho à noite e qdo estou d plantão ela dorme com o papai tranquilamente. sinto q esta chegando a hora mas acho tão importante para nós duas este laço. Amamentei meu filho que hoje tem 17 anos até os dois anos e cometi o erro de colocar bandaid. não sei por que fiz isto. Roselaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselaine, muito grata pela visita e por compartilhar sua experiência! Desejo que o processo de desmame seja de fato muito tranquilo e positivo pra vcs duas, e que venham as novas fases!

      Excluir
  4. Obrigada pelo post. Estou vivendo a experiência do desmame neste momento. Meu filho está com 3 anos e 3 meses. E sempre acreditei neste lindo ato, e que o desmame deveria ser feito suave e no tempo certo. Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde!!!
    Meu nome e Kelly e minha filha Kauane completou 3 anos ontem e mama muito. E não é só para dormir. Ela se alimenta muito bem gosta muito de frutas e verduras. Principalmente brócolis, alface e tomate. Mas não larga o peito.
    Ainda mama durante o dia e durante a noite. Não sei o que fazer mais. Tenho muiiiito leite ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... desculpe por demorar tanto em responder... Vou comentar mesmo assim, quem sabe ajude outras pessoas... porém: cada caso é único, cada indivíduo tem uma história. Isto dito, acredito que com 3 aninhos já conversa tudo, já dá pra ir fazendo "combinados", sem precisar ser uma ruptura de um dia pro outro (o que eu pessoalmente não recomendo). Ás vezes até enfrentará alguma resistência, muxoxo, até choradinha, mas dá pra sentir quando eles param logo. Por isso, é importante ir mantendo os combinados, uma vez feitos.
      Por aqui, meu segundinho já tem 3a e 4m, e segue mamando, mas neste momento nossos combinados progressivos já evoluíram pra uma única situação: de noite, só se já for na cama, na hora de dormir. Ele mama um pouco de cada lado e eu já falo: "agora tá bom né filho?". Aí faço carinho pra ele acabar de adormecer. Outras noites, ele esquece, ou fica muito cansado e dorme direto. E assim vamos indo, aos poucos combinando até parar de vez. Bjs e sorte!

      Excluir
  6. Querida Kelly, faz 01 ano que desmamei meu filho. Ele hoje está com 4 anos e 3 meses. Não foi fácil. Depois de ler muita coisa, decidi por tomar uma decisão, não porque x ou y estavam dizendo que eu precisava fazer, mas porque eu achei que era o momento certo. Ele chorou muito na primeira noite, de luto mesmo, mas eu estava decidida. Tratei tudo com muito amor e carinho. Meu peito encheu demais de leite, mas com uns dois dias secou, naturalmente, sem remédio ou qualquer outra intervenção.

    ResponderExcluir
  7. Aqui... Com recem completos 3 anos. Sofrendo muito com a pressao social sobre ainda amamentar....

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite
    Obrigada
    Estou passando por isso
    É NEM sei como começar a maioria das pessoas me falam para tirar de vez...
    Mais lendo seu relato minha mente se abriu

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde mamães!
    Estou passando por isso tbem, meu filho tem 3 anos, converso bastante com ele, mas não tem jeito,ainda acorda a noite p mamar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...