Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

amamentar na primeira hora

Por que é tão importante amamentar o bebê logo que ele nasce?

Uma das vantagens de nascer fora da medicalização extrema foi que Inaê pôde ser amamentada logo que veio ao mundo.
Imediatamente ao nascer, amparada por nossa amada doula Rita, com a ajuda do pai, foi colocada em meu seio e ficamos nos namorando infinitamente e desde então não nos desgrudamos mais!

Engraçado que estávamos tão absortos com a mágica da chegada de uma nova vida (e também exaustos) que até esquecemos de pesar o bebê... Só fomos fazer isso quatro dias depois, na visita da nossa querida parteira obstetra Carla.
Sinceramente? Não fez a mínima diferença pro controle posterior de peso dela.
Porém, como foi importante pra nós duas que nas suas primeiras horas de vida ela ficasse o tempo inteiro em meu peito!
Nada de ser levada pra mil exames muitas vezes desnecessários ou, caso necessários, nada que não possa ser feito alguns dias depois!

Por outro lado, como foi fundamental pra nós duas termos aquele momento só nosso, até porque o estado alerta do recém-nascido dura muito pouco (cerca de meia hora) e logo ele cai num sono profundo... é uma pena desperdiçar este tempo tão curto!

É por estas e por outras que fico tão aliviada por ela não ter nascido em hospital, onde o procedimento padrão, logo que o bebê nasce, é levá-lo embora da mãe pra medir e pesar, e furar o pezinho, e é exame pra lá e pra cá, e coloca um colírio completamente desnecessário na imensa maioria dos casos e que tem um efeito de deixar o bebezinho atordoado (horror! horror!), justamente neste momento tão importante, quando o que ele mais queria era o toque e o calor do único lugar que lhe recorda o mundo de plenitude absoluta de onde ele acabou de sair, que é o SEIO da mãe!

Ah, que maravilha quando se faz o que a Natureza tão sábia pede, que é deixar imediatamente os bebês aconchegados em suas mães, seja mamando ou não... e aí eles começam a olhar demoradamente pra mãe, reconhecendo o que já conheciam desde sempre...
É a coisa mais linda de ver... e eu vi isso acontecer, com a minha Inaê!

AMAMENTAR NA PRIMEIRA HORA É UM ATO DE AMOR, O PRIMEIRO VÍNCULO.

"De acordo com a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), todas as rotinas com o bebê, como lavá-lo, pesá-lo, ministrar-lhe injeções e colírios, devem ser evitadas até que ele mame ou, pelo menos, durante a primeira hora de nascimento. A ideia é que ele fique próximo daquela cuja voz, cheiro e ritmo cardíaco ele conhece tão bem. A mãe, claro. Fazer a mamada nesses primeiros minutos previne a mãe de problemas físicos, como sangramentos, já que o útero se contrai com o estímulo da amamentação. Além disso, previne o aparecimento de fissuras nos mamilos, que podem levar ao desmame precoce da criança.
Para o bebê, os benefícios são ainda maiores. O primeiro leite produzido pelo corpo da mãe (o chamado colostro) é riquíssimo em anticorpos, que protegem a criança de vírus e bactérias durante os primeiros meses de vida. O colostro também é laxante e acelera a eliminação das primeiras fezes do recém-nascido. O contato com a pele da mãe faz com que o bebê seja colonizado com os germes naturais dela. vantagens orgânicas à parte, o contato entre mãe e filho nos primeiros minutos é essencial para o fortalecimento do vínculo entre a família. Sim, a família toda! O pai também pode participar desse processo, colocando o recém chegado próximo ao peito da mãe e permanecendo perto dos dois.
Mas por que logo na primeira hora? Os especialistas explicam que, nos primeiros minutos de vida, o bebê se encontra geralmente em estado de alerta, ideal para estimular o início da amamentação. Depois, ele vai querer descansar da exaustiva tarefa de vir ao mundo e, horas depois, sonolento, pode demorar mais para sugar o leite. Não é porque o bebê mamou depois de 1 hora e 5 minutos que a relação vai ficar prejudicada, óbvio. Muitas vezes, o trabalho de parto é cansativo demais para a mãe ou para o bebê. Nesses casos, não há por que forçar a amamentação. Cabe aos profissionais da maternidade identificar os sinais da mãe e do recém nascido para saber se há ou não condições para a primeira mamada. Mesmo sem mamar, o primeiro contato com a mãe já é importante e benéfico por si só, não custa repetir."

Fonte: Revista Pais & Filhos, 179

Um comentário:

  1. Infelizmente não tive condições de amamentar na primeira hora, nem mesmo na primeira noite inteira. Tive um parto cesárea(não queria) muito complicado e por ser mãe de primeira viagem não estava conseguindo amamentar meu bebê, durante todo o tempo que esteve no hospital só mamou em mim 3x. Hoje em dia vive pendurado, feito um macaquinho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...