Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

Na estrada de novo (1): revisitando Terra Vista

Pois é, a família nesguinha já caiu na estrada de novo!

Aproveitando o finzinho de férias pós-licença maternidade, partimos pro sul da Bahia, pra visitar os amigos do assentamento Terra Vista e participar da mobilização de apoio aos tupinambás da Serra do Padeiro.



A viagem de carro durou 2 dias na ida, pra aliviar um pouco o ritmo pras crianças. A Inaê, que acabou de completar 4 anos, já viaja super-bem, ficando totalmente entretida com seus livros e desenhos.

O Rudá, com 6 meses, e já virado pra frente, aguentou bem com seus brinquedinhos e algumas paradas estratégicas, mas no finzinho da manhã e finzinho da tarde sempre batia a exaustão no bichinho... Ainda assim, um bravo viajante!

No primeiro dia, uma parada maior pro descanso vespertino foi em Bom Jesus da Lapa, onde, de cima da ponte sobre o Velho Chico (riozão, porém tão combalido... assoreado de tudo!), já dava pra avistar a "Torre da Rapunzel".


Chegando ao santuário... que surpresa! Sempre havia imaginado ser uma grutinha com uma imagem de santa, porém... é gigante!

Salas e nichos e cantos que vão se sucedendo à medida que se adentra na montanha...


Muito doido (e, segundo a Inaê, um pouco assustador)!

Depois, dormir em Caetité, pra no dia seguinte seguir viagem, chegando no Terra Vista só no comecinho da noite...







Mas que beleza de semana!

Ao contrário da chegada em 2012, quando desabou um dilúvio por dias (normal pra região de mata atlântica fechada), desta vez pegamos lindos dias de sol, maravilhosos pra...

... curtir o rio que corta o assentamento...

 


... refazer caminhos...


... reencontrar as gentes...




 





... pra Inaê, menina urbana, novamente se deslumbrar com os bichos de fazenda (e sair enlouquecida atrás de galinhas e patos... coitados!)



Aí tá o grande Boby, guerreiro da Brigada Audiovisual do MST...
Caminhos que frutificaram lindamente em amizade e militância desde a passagem do Angel pelo coletivo de comunicação colaborativa da I Jornada, em 2012.


E aqui a amiga Dina fazendo um tachão de doce de goiaba!




 

 



Mesmo com tão pouco tempo, muitas questões pra rever, reavaliar, recolocar...

Diferentes versões de tantas histórias, nas contradições naturais de um movimento desta dimensão e relevância...











Mas esta foi só uma parte da viagem, que ainda teve bate e volta em Olivença, além da visita em apoio à aldeia da Serra do Padeiro (porém estes relatos ficam pras próximas postagens...)

E aqui, recém saído do forno, o video que o Angel fez pra contribuir com estas lutas que valem a pena, pela democratização da terra, pelos caminhos da agroecologia, pela união dos povos e comunidades em torno de seus direitos ao respéito, reconhecimento e bem viver:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...