Páginas

quarta-feira, 20 de julho de 2011

fazer doutorado e ter um bebê pequeno: o parto mais difícil

este post é dedicado às minhas amigas que estão passando ou passaram por este parto duplo, em especial minha mana Marcela Amaral, parabéns amiga, você conseguiu e eu também vou conseguir!


pois é queridas/os leitoras/es, eis aí a razão verdadeira da dificuldade de manter este blog minimamente atualizado...

- quem já fez ou está fazendo uma monografia, ou dissertação, ou tese, ou escrevendo um livro, ou qualquer trabalho desta natureza, vai me entender...

- quem está cuidando ou já cuidou de um bebê pequeno, que mama em livre demanda (ainda que vá reduzindo aos poucos), e do qual se busca atender integralmente necessidades físicas e emocionais, sem terceirizar, ou terceirizando muito pouco, também vai me entender...


- agora, pense nestas duas coisas juntas... e o entendimento vai ser total!
 
é mais ou menos assim: sentou no computador naquelas horinhas, começou a concentrar, seguiu a linha de raciocínio e aí blim! blom! acabou seu tempo: "mamãe, mamãe, mamãe"... mas já? passou tão rápido... e toca a dar banho, ou levar pro parquinho, ou colocar pra dormir! rsrsrs....

(só reforçando que ambas as situações são escolhas minhas, totalmente conscientes... ou seja, ninguém me "colocou" nessa, fui eu mesma que optei, né?)

é claro que dá pra fazer um monte de coisas da casa e da vida, e mesmo de trabalho e de estudo, com um bebê pequeno pra cuidar...
mas é super mais difícil sentar pra redigir um texto de maior fôlego com o bebezinho ali pra cuidar...

mas não é impossível!
(só não dá pra querer fazer do jeito que faria se não tivesse a outra situação, e vice-versa... abaixo o perfeccionismo! tese boa é tese pronta! JÁ! rsrsrs....)
 
é por isso que EU VOU CONSEGUIR acabar meu trabalho de doutorado, graças principalmente, é claro, ao SER ANGELICAL que cuida de mim e da nossa filhinha todo dia (bê! moxê! nhá, nhá!), e graças ao apoio e às vibrações positivas de todos que estão torcendo e dando força de maneiras várias pra isso!


mas até lá, este bloguinho vai ficar meio desatualizado mesmo, falou?


até lá! até breve!
beijos nesguinhos pra todo mundo!


ATUALIZAÇÃO de quase 1 ano depois: então, gente, talvez já tenham percebido, mas EU CONSEGUI!  6 anos de doutorado, mas consegui terminar!
Aqui a foto histórica pra posteridade com as minhas duas filhas, a biológica e a acadêmica, haha!
Valeu pela torcida!

13 comentários:

  1. Gabi, "minha amiga de fé, minha irmã camarada", chamo vc assim porque sei que nossas escolhas sobre maternagem são muito parecidas. Sim, sim, é CLARO que vc vai conseguir!
    Assim como vc já conseguiu tudo o que vc é hoje, esse doutorado vai sair tmbm, suado, doído, parido, mas vai! E aí vc vai ver que ele tmbm é desafio, mas provavelmente não é desafio maior do que ser mãe presente, ativa, atenta, dedicada. Fico muito impressionada com sua garra, me enche de coragem tmbm pra achar o que quer que seja que terei e quero achar daqui a pouco...
    Sua Inaê tá maravilhosa e juntas, vcs conseguem! E eu sei, amiga, como é foda ter que se dividir em duas quando se está em casa trabalhando e disponível para maternar... Respira fundo que vc chega lá!
    Um bj grande e já com saudades...
    Maíra e todos os meus

    ResponderExcluir
  2. Gabi, tb estou na torcida por vc!! Logo isso acaba e o título será seu para sempre!! Bjos. Chris e Samuka

    ResponderExcluir
  3. Olá, vim parar nesse blog por acaso e ao ver o nome da sua filha fiquei curiosa pra saber se você é a gestante que uma vez encontrei no extinto "Espaço VENTRE LIVRE", da Rita Pinho.
    Você não deve se lembrar de mim, mas eu não nunca esqueci o nome que vc havia escolhido para seu bebê: Inaê!
    Meu nome é Silvana, sou mãe do David, de 1 ano e 7 meses.
    E vc conseguiu seu parto natural?
    Vamos no falar...
    Abraços!!!

    Meu email é silvanaxr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, desculpe o lapso

    Eu não tinha olhado o blog direito, acabei de ver as postagens do parto.
    Eu também pari o David em casa, mas não tive doula, só a médica e dois enfermeiros.
    Não registrei, nem fotos nem vídeos, preferi assim.
    Também amamento o David ainda e não quero parar tão cedo...



    Silvana

    ResponderExcluir
  5. ai que linda! seu blog veio no momento exato... obrigada! estou terminando meu livro com uma bebê linda de 40 dias... e livre demanda tbm, oba! muito bom 'te encontrar'. beijos, luz e saúde pra vocês!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gab, passei pra saber de vocês, imagino que estejam correndo muito, mas também se divertindo. Inaê engalegou, é? Uma fofa a pequena em fraldas de pano, rodeando a mãe pensante. Um beijo com saudades :) Ligia e Cora

    ResponderExcluir
  7. Poxa, logo que fez esse post eu fiz um comentário...não sei onde foi parar, mistérios da Internet. Aproveito pra pssar e dizer: sim, eu fiquei grávida e pari no meio do doutorado; sim, eu mudei de cidade pra parir normalmente; sim, eu amamentei por 18 meses; sim, eu atrasei a minha defesa; sim, minha defesa está marcada e enfim consegui encerrar esse ciclo, sem deixar de estar com minha pequena flor de Nina e viver aquilo que eu acredito ser o "papel" de mãe. Chorei, fiquei sem dormir, vivi angústias, tensões e muitas alegrias. Contei com amigas maravilhosas, mães, doutorandas que como eu passaram por cada fase deste processo. E sabe o que mais: ele acaba e outros processos virão.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Acabei de ler o seu post sobre maternagem consciente no blog da Lola (Escreva Lola, Escreva)e vim aqui dar um beijo nos seus pés por escrever um texto tão lindo, tão verdadeiro, TÃO MARAVILHOSO como este.

    Parabéns! Eu senti no meu coração TUDO o que você escreveu, pois também sou mãe, sei como é difícil educar uma criança com amor, com paciência... enfim, obrigada por compartilhar uma mensagem tão linda. Obrigada!

    Ingrid

    ResponderExcluir
  9. Estou em pensando em começar um mestrado, por diversas vezes adiado mas cadê coragem, heheh?
    Citei seu blog em dois posts meus, espero que vc não se importe.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Gab, estou adorando nossa conversa virtual! Tem uma marca nova, a Morada da Floresta, que está com umas fraldas nacionais muito boas também. Mas a BumGenious ainda é melhor. Te juro, dura 6h ou mais sem vazar (de dia, quando o bebê faz muito xixi!). Claro, à medida que a criança vai crescendo ela vai segurando menos tempo.
    Quanto às fraldas descartáveis, sim, elas vazam também. O grande problema é que eles anunciam uma faixa de peso que nem sempre se ajusta ao bebê. Margarida, por exemplo, começou a usar fralda G com 7kg (eles falam que vai até 9) porque a M começou a vazar toda noite. Descobri que é porque o biotipo dela é bundão e coxão, então tem que ser fralda gigante mesmo! Na regulagem da fralda de pano, ela usa igual Emília - que tem 12kg.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ah, esqueci de comentar: vou começar meu mestrado agora. Não é um doutorado, massss...

    ResponderExcluir
  12. Li seus posts em outro blog e resolvi vir aqui conferir suas postagens... Gostaria de parabenizá-la pela visão tão pertinente de mundo e dizer que, apesar das dificuldades, no fim tudo se ajeita! Boa sorte com o doutorado...
    Abs cordiais,
    Suelen - Campo Grande / MS.

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi,

    Li seu blog e muito legal ver que se pode.
    Na verdade me identifiquei porque atualmente estou para começar meu doutorado (com uma proposta sensacional) e estou tentando engravidar. Como já tenho 35 anos tanto meu relógio biológico quanto o desejo intelectual falam "alto" e me chamam. Fico com medo de não responder as expectativas como mãe e doutoranda fazendo as duas coisas ao mesmo tempo. Mas considerando que parei (temporariamente) de trabalhar pra levar adiante estes projetos que serão dois dos três mais importantes de minha vida ( o outro foi ter casado com meu marido!hehe) acho que irei conseguir.

    Sorte, sucesso e amor.
    Sds,
    Cristine (Argentina)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...