(Paulo Tati / Arnaldo Antunes)
NÃO. Definitivamente, trabalhar não é coisa de criança.
Só pra deixar bem claro: trabalho infantil é coisa grave, muito grave, mesmo ainda amplamente encarado como forma de ajudar na renda familiar e até uma espécie de amparo ou benefício social por parte de quem emprega, mas que de fato só afasta a criança da escola e reduz suas oportunidades nas suas trajetórias adultas, além de limar precocemente vivências que ela teria na infância.
Apesar de uma legislação e programas públicos que hoje protegem a criança e o adolescente do trabalho infantil (proibido abaixo de 14 anos, e de 14 até abaixo de 16 só se for no sistema de aprendizagem), esta ainda é uma realidade pra quase 1 milhão de crianças no Brasil, segundo os dados do IBGE, e que precisa sim ser erradicada.
Não, criança não trabalha, como diz a música do pessoal do Palavra Cantada: criança dá trabalho. Mas sobretudo: criança brinca!
"Lápis, caderno, chiclete, pião / Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia, merenda, crayon / Banho de rio, banho de mar, pula cela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate, band-aid, sabão / Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão"
Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão"
Criança inventa mundos, cria histórias mil, e brinca de tudo isso listado aí acima na música, e muito, muito mais... inclusive de "trabalhar"!
Pra uma criança a partir de 2 anos ou até menos, entrando na chamada "fase da autonomia", pode ser divertidíssimo envolver-se em certas tarefas de adulto - desde que, claro, respeitando seu ritmo e vontade, e mantendo o espírito lúdico pra ela acima de tudo.
Estas tarefas podem ser desde coisas ligadas mais diretamente a ela, como guardar os brinquedos ou pegar um lanchinho sozinha ou sob supervisão, até participar de tarefas domésticas imitando o que fazem os adultos, como cozinhar, varrer ou lavar a roupa, de verdade ou de mentirinha, não importa, mas imitar é uma das formas mais frequentes e maravilhosas de brincar, e consequentemente, de aprender brincando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário